APEGEL apoia a Concentração Nacional Enfermeiros


image1599.png

Caros Colegas

O Movimento Nacional de Enfermeiros está a organizar uma Concentração Nacional de Enfermeiros para o dia 19 de maio com o objetivo de manifestar o profundo desagrado dos enfermeiros perante a atual situação de completa desvalorização da enfermagem por parte dos decisores políticos.

Os Enfermeiros gestores são fundamentais para a garantia da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população e assumem um papel importante na garantia do funcionamento, gestão de Recursos Humanos, logística, gestão de cuidados e condições ambientais indispensáveis para o regular funcionamento de qualquer unidade ou estabelecimento de prestação de cuidados de saúde.

Os Enfermeiros (…o que inclui também os Enfermeiros gestores) são confrontados com ambientes cada vez mais complexos, imprevisíveis e exigentes, num contexto de escassez de recursos humanos, de sacrifício diário e de pressões nas mais variadas vertentes, onde TODOS prestamos e organizamos, com o melhor do nosso esforço, os cuidados de enfermagem necessários.

Deste modo é um erro estratégico quando, alguns, procurem que nos digladiemos entre nós quando é mais necessário que o consenso, que agora se desenha, seja a génese da participação e opinião de TODOS, na construção da nossa multifacetada identidade.

As lutas profissionais quando se orientam para alvos internos normalmente enfraquecem a posição e reforçam os adversários. A unidade da classe tem que ser fruto da diversidade de opinião, porque só essa concilia a vontade de todos.  

A Associação Portuguesa dos Enfermeiros Gestores e Liderança concorda com as profundas razões que parecem orientar esta concentração e manifesta o seu apoio à iniciativa.

Lisboa, 16 de maio de 2018

 

Enfº Chefe Nelson Guerra

Presidente da Direção

 


17 maio 2018

Categorias

Noticias
Todas